domingo, 8 de maio de 2011

Casos de dengue caem 80% no Estado, mas aumentam em Itatiba e Morungaba


A cidade de Itatiba contabiliza nos primeiros quatro meses de 2011 vinte casos de dengue confirmados oficialmente pela secretaria da Saúde. Estamos a apenas um caso do número recorde de casos registrados no município nos últimos dez anos. Durante todo o ano passado tivemos 21 casos confirmados, sendo 11 autóctones (de pacientes que contraíram a doença na cidade) e 10 importados.
Seguindo uma tendência inversa à realidade da maioria dos municípios do Estado de São Paulo (veja os números abaixo) o avanço da doença neste ano preocupa pelo fato do aumento de casos autóctones (quatorze casos, três a mais que o total do ano anterior) e pela concentração de 12 casos em uma única localidade, o Parque da Colina I (11 autóctones e um importado. Os dados configuram um surto da doença que exige a mobilização das autoridades de saúde e principalmente da população.
A situação também é preocupante em Morungaba. Em meados de abril, com sete casos confirmados da doença, a maioria autóctone e também concentrados em um bairro (vila Madalena) a prefeitura e vigilância em saúde optaram por um trabalho de nebulização ambiental, conhecido como ‘fumacê’, que tem como principal objetivo reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário